sábado, 23 de junho de 2007

A pessoa do Espírito Santo

1) Ele tem um intelecto

O Espírito Santo pode pensar? Ele consegue raciocinar e lembrar? De acordo como a Palavra de Deus, Ele possui estas habilidades, pois, como uma Pessoa, possui intelecto.
Somente alguém com um intelecto tem a habilidade de explorar, examinar e buscar. E é isto o que o Espírito do Senhor pode fazer. Por exemplo, não podemos saber as coisas que Deus preparou para o nosso futuro: “Mas Deus no-lo revelou pelo Espírito; porque o Espírito a todas as coisas perscruta, até mesmo as profundezas de Deus” (I Co 2.10).
O Espírito de Deus tem todo conhecimento, mas ainda assim, perscruta as profundezas e grandiosidade dos planos do Pai. E Ele compartilha deste conhecimento conosco. “Porque, qual dos homens sabe as coisas do homem, senão o seu próprio espírito que nele está? Assim também as coisas de Deus ninguém as conhece, senão o Espírito Santo de Deus”. (v.11). Está claro nesta passagem que Ele não é apenas um Revelador da verdade, mas também um ser que conhece a verdade.
A própria Bíblia declara que o Espírito Santo possui uma mente: “também o Espírito semelhantemente, nos assiste em nossa fraqueza; porque não sabemos orar como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós sobremaneira com gemidos inexprimíveis. E aquele que sonda os corações sabe qual é a mente do Espírito, porque segundo a vontade de Deus é que ele intercede pelos santos” (Rm 8:26,27).
Observe três coisas nesta passagem: Primeiro, o Espírito Santo ora por nós. Segundo, Ele sonda os corações. Terceiro, Ele possui uma mente (“mente do Espírito”). A palavra “mente” aqui tem amplo sentido compreendendo “as idéias de pensamento, sentimento e propósito”.
O Espírito Santo atua a nosso favor. O Senhor Jesus deixou isso claro quando prometeu que o Espírito Santo “ensinará todas as coisas e vos fará lembrar de tudo o que vos tenho dito” (Jo 14:26). O Espírito Santo também fez isso pela nação de Israel: “E lhe concedeste o teu bom Espírito, para os ensinar; não lhes negaste para a boca o teu maná; e água lhes deste na rua sede”(Ne. 9:200. Estes versículos acentuam o papel ativo do Espírito Santo como quem ensina – uma ação que só é possível para um ser com intelecto.
Em João 15:26, vemos que Ele não só ensina, como também testifica: “Quando, porém, vier o Consolador, que eu vos enviarei parte do pai, o Espírito da verdade, que dele procede, esse dará testemunho de mim. Ele não só ajuda a testificar, como Ele mesmo também testifica, uma ação que requer intelecto.
Em João 16:12-15, o Salvador se refere ao Espírito Santo como nosso guia. Como ele guia? Ele “há de receber do que é meu e vo-lo há de anunciar” (v.15). Não é uma transmissão mística de conhecimento; é “ouvir” as coisas de Deus e “contá-las” aqueles que crêem (v.13). Esta ação de ouvir e repetir requer, claramente, um intelecto.

fonte: De um site, mas não me lembro qual

Nenhum comentário: